domingo, 28 de junho de 2015

HQ em Foco: TURMA DA MÔNICA - LAÇOS

por Nilton César  

        Em 2013, em comemoração aos 50 anos da Turma da Mônica, Mauricio de Souza, um dos valentes desbravadores dos quadrinhos nacionais, lançou um ousado e maravilhoso projeto a Graphic MSP.

     A ideia dessas Graphic Novels seria permitir a escritores e desenhistas nacionais reinterpretar os filhos queridos de Mauricio de Souza, utilizando seus próprios traços e linguagem.

        Cada edição trás algo novo e especial.


        Escolhi aquela que roubou minha atenção e se tornou um clássico moderno em minha prateleira.



           Com história e arte de Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi, e cores do próprio Vitor Cafaggi e Priscilla Tramontano, temos uma história maravilhosamente simples, mas capaz de captar o coração do leitor e transportá-lo a uma nostalgia em alguns momentos na vida real e em outros de filmes ou livro que marcaram nossa vida.
          
           O que acontece quando seu cachorrinho desaparece? Essa é a base da aventura da Turma da rua do Limoeiro, encontrar o Floquinho, para retirar o Cebolinha de uma tristeza sem fim.


          Descobriremos de forma diferente como surgiram as amizades entre Cebolinha e Cascão, Mônica e Magali, e entre este quarteto fantástico. E o que são capazes de fazer um pelo outro.



          Uma aventura que em alguns momentos nos remete aos Goonies, uma busca aventuresca pelo Floquinho, ou ao Chaves, pela amizade entre as crianças, e a  momentos como Conta Comigo, novamente a memória nos arremessa as lembranças da época de infância e escola, e aquelas promessas de amizades eternas.



        Os traços utilizados fazem a turminha parecer crianças de verdade, e suas expressões transpassam suas emoções além das páginas.


      Quer saber mais? Leia. Não vale a pena contar nada, além disto, pois seria retirar o prazer de uma descoberta incrível, em especial para quem cresceu lendo a boa e velha Turma da Mônica, que sempre estará lá em um pedaço de nossos corações.

               
      Essa Graphic Novel está entre as 10 melhores HQs que já li e foram capazes de emocionar.


            Obrigado, Mauricio de Souza. Se este fosse um país onde se valoriza pessoas que devam ser valorizadas a única comparação possível seria chamá-lo Walt Disney brasileiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário