sábado, 4 de julho de 2015

HQ em Foco: CRISE DE IDENTIDADE

por Nilton César

Super-Homem, Batman, Aquaman, Lanterna Verde (Hal Jordan), Flash (Barry Allen), Arqueiro Verde (Oliver Queen), Canário Negro, Gavião Negro, Elektron, Homem-Elástico, Nuclear, Zatana e Tornado Vermelho.


Juntos esses heróis formaram a Liga da Justiça da América. Uma das mais poderosas formações da história da equipe.


Os maiores heróis do mundo. Perfeitos de tal forma que chegam a ser chatos. Certo?

E se você descobrisse que os heróis não são perfeitos? E que guardam um segredo terrível, capaz de colocar um fim a suas atividades como a conhecemos?


O escritor e novelista Brad Meltzer, o desenhista Rags Morales, o arte-finalista Michael Bair e o colorista Alex Sinclair, desenvolveram uma trama de assassinato, intriga e segredos, onde os heróis se tornam suspeitos. E não são quaisquer heróis, são os maiores do mundo.

Meltzer cria uma trama mais adulta e menos simplista. O inicio da trama nos traz familiaridade. Inserindo-nos na vida de Clark Kent e seus pais, Dick Grayson (o primeiro Robin e atualmente Asa Noturna) e Estelar, Arqueiro Verde e Arqueiro Verde, pai e filho treinando com o Pantera, Tim Drake (Robin III) e seu pai, Elektron (Átomo no original)e sua ex-esposa Jean Loring, e principalmente como surgiu a história de amor do mais carismático casal dos quadrinhos Ralph Dibney (Homem-Elástico) e Sue Dibney.



Os heróis tem família, e vivem cada um a sua maneira uma vida familiar.

Sabemos de início que algo vai acontecer, pois há um clima no ar, nostálgico e tenso. Essa tensão cresce conforme alguns heróis vão recebendo sinal de emergência, e a ansiedade crescente nos leva ao ponto de início de um trauma....



SPOILERS

A partir daqui surgirão alguns spoilers, mínimos para entender a trama.


Acompanhamos o assassinato de Sue Dibney e o desespero de Ralph. A comoção dos demais heróis. Todos são convocados: Liga da Justiça, Sociedade da Justiça, Novos Titãs, Patrulha do Destino entre outros heróis solitários.

Todos juntos na investigação e caçada ao assassino. Que deixou uma ameaça a outros entes queridos de heróis.

Homem-Elástico possuía uma identidade pública. Porém, o assassino prova saber a identidade secreta de outros heróis.

E agora?


Porque o Homem-Elástico despista os outros heróis e se encontra com Arqueiro Verde, Canário Negro, Gavião Negro e Zatanna e pede sua ajuda para encontrar o Doutor Luz?

Descobrimos que anos atrás. Enquanto a Liga estava em missão, Sue ficou sozinha no satélite da equipe, e Luz o invadiu para recuperar uma de suas armas.

O vilão a ataca e a violenta.

A Liga chega em seguida e enquanto derruba o crimino, o Homem-Elástico levava a esposa para o hospital.

Mas mesmo caído, Luz ameaça e se vangloria. Então os heróis tomam uma decisão. Apagar sua memória e o transformar em um idiota completo.

Nem todos concordam, mas as ameaças de descobrir cada esposa, namorada ou filha e repetir o crime levam a decisão.

Uma mancha escondida no passado dos heróis. Entretanto, não parou aí,, outros vilões também teriam posteriormente as memórias apagadas, ou a personalidade alterada para se regenerarem graças a magia de Zatanna.

O que os membros da Liga não contavam era com Batman chegando no momento e os enfrentando.

Detido pela magia da Zat, os heróis decidem apagar a memória do homem-morcego também. Posteriormente descobriríamos que a Mulher-Gato teria sido capturada e sua mente alterada para fazer uma espécie de agrado ao Batman.

Você pode estar se questionando e reclamando. Contou a história toda.

Mas quem disse que o Doutor Luz é o assassino?


Será que mais alguém sabia das alterações de memórias?

Qual a reação dos vilões ao descobrirem o segredo dos heróis?

Prepare-se para ser surpreendido pela identidade do assassino e pelas outras vitimas que essa historia trará para os heróis, além do clima de medo entre aqueles que sempre acreditamos estar acima de tal sentimento.


Crise de Identidade alterou o status do Universo DC e introduziu elementos que levariam as crises posteriores.

Foi o inicio do fim da ingenuidade dos heróis e dos ecos da Liga da Justiça cômica (próxima matéria, e você descobrirá como a DC poderia fazer um filme com mais piadas que a Marvel). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário